quinta-feira, 28 de março de 2013

Plano de curso da Educação Infantil 
INTRODUÇÃO

Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimentam sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.

JUSTIFICATIVA
Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.

Objetivo Geral

Proporcionar condições para a criança desenvolver seu autoconceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.

1. LÍNGUA PORTUGUESA

       CAPACIDADES

•  Comunicar-se oralmente em diferentes situações do cotidiano, se empenhando em ouvir com atenção e em adequar a fala ao contexto, expressar sentimentos, ideias e opiniões, relatar acontecimentos, expor o que sabe sobre temas estudados.
•  Interagir com materiais diversificados de leitura, experimentando os modos de decodificação, seleção, antecipação, inferência e verificação para a etapa.
•  Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto.
•  Utilizar o conhecimento já construído sobre a escrita alfabética para ler e escrever textos de alguns gêneros previstos para a Etapa.
•  Reescrever, ainda que com ajuda, histórias conhecidas, mantendo as ideias principais e algumas características de linguagem escrita.
•  Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas e/ou outros trabalhos) ditados para o professor ou colegas e,quando possível,de próprio punho.

2. CONTEÚDOS

1. Pratica de Leitura
•  Escuta de textos lidos pelo professor;

•  Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica, etc.)
•  Utilização para resolver dúvidas na compreensão: consulta ao professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada.
•   Uso de acervos e biblioteca móvel.
•   Socialialização das experiências de leitura.
•  Lista de alunos da sala
•  Rótulos e embalagens
•  Letras e números
•  Gêneros textuais diversos
•  Historias sem textos

2. Linguagem Oral
*Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais como:
•         Contos, lendas populares.
•         Poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, cantigas de roda, piadas;
•         Entrevistas, notícias e anúncios;
•         Leitura e reconto de histórias;
•         Ouvir histórias no CD e reconto;

*Relatos Diversos
•         Experiências pessoais
•         Brincadeiras
•         Noticias
•         Curiosidades
•         Reconto de histórias infantis
•         Criação de historia a partir de gravuras e desenhos.

3. Linguagem Escrita
•  Produção textual com destino a escrita;
•  Lista do próprio nome completo;
•  Cópia: aprender a realizar corretamente o procedimento de copiar respeitando as convenções da escrita;
•  Ditado: Refletir sobre as convenções da língua escrita;
•  Aprender a escrever convencionalmente.
•  Ordenação de silabas e palavras
•  Lista de nomes próprios e próprio nome.
•  Receitas, instruções de uso, listas.
•  Textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; 
•  Cartas, bilhetes, postais, cartões, convites.
•  Jornais, revistas e suplementos; infantis: títulos, slides, notícias, classificados;
•  Anúncios, slogans, cartazes, folhetos;

4. Ortografia/Gramática
•         Alfabeto;
•         Vogais;
•       Consoantes;
•         Encontros vocálicos;
•         Emprego de letras bastão;
•         Prática da escrita cursiva;
•         Coordenação motora fina;
•         (Introdução das famílias silábicas) sílabas;
•         Formação de palavras;
•         Escrita espontânea de novas palavras;
•         Formação de palavras; Escrita espontânea de novas palavras;
•         Construção de frases e textos coletivos;
•         Interpretação de pequenos textos;
•         Elaboração de bilhetes e outras produções de textos;
•         Percepção auditiva e visual;
•         Sequencia lógica dos fatos;
•         Poesia (rimas);
•         Valor sonoro: Final e Inicial;
•         Coesão contextual (início, meio e fim)
•         Formação de palavras;
•         Separação de sílabas;
•         Formação de frases;
•         Produção de texto coletivo e individual.
•         Noções de parágrafo;
•         Masculino e feminino;
•         Produção e ilustração de rimas;
•         Singular e Plural (noção);
•         Diminutivo;
•         Ordem alfabética  

3. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

•Leitura permanente de textos literários pela professora;
Construção do caderno de leitura.
•Aula expositiva e dialogada
•Atividades de estimulo a leitura, realizados e dupla e em grupo
•   PROJETO:
*EDUCAR PARA A HUMANIZAÇÃO:
SUBTEMA: A família no ambiente escolar: Resgatando valores e educando para a vida.
•Aplicação de jogos e dinâmicas de leitura
•Caça-palavras e cruzadinhas
•Aulas expositivas e dialogadas;
•Pesquisas;
•Rodas de conversas
Revistas
•Jornais
•Dicionários;
•Cartazes
•Tiras e fichas (textos de sabem de cor);
•Cola
•Tesoura
Representar história por meio de desenho;
•Mural;
•TV, vídeo e DVD, slides e data show;
•Aparelho de som e net book;
•CD;
4. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

•         Avaliação diagnóstica
•         Registro Reflexivo
•         Síntese conclusiva.
•         O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral de acordo com as capacidades previstas para a etapa.
•         Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
•         Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem.


2.MATEMÁTICA

1. CAPACIDADES
•         Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto diário, explorando situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos.
•         Interpretar e produzir escritas numéricas relativas a números familiares (como a idade, o número da casa etc.), levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
•         Fazer contagens orais em escalas ascendentes (do menor para o maior) e descendentes (do maior para o menos), contando de um em um.
•         Construir procedimentos para realizar a contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequencia numérica (oral) e para comparar a quantidade de objetos de duas coleções, identificando superfícies planas ou arrendadas, representar objetos no cotidiano, por meio de desenhos.
•         Estabelecer pontos de referencia para indicar sua localização (na sala de aula, por exemplo), a posição onde se encontra o espaço maior (a escola, por exemplo), para se movimentar no espaço, chegar a um determinado local e representar a trajetória, por meio de desenhos; interpretar e fornecer instruções usando a terminologia adequada.
•         Perceber semelhanças e diferenças entre objetos de seu cotidiano, identificando superfície planas e arredondadas, representar objetos de seu cotidiano, por meio de desenhos.
•         Explorar calendário, identificando dias da semana, meses do ano, explorar sequencia de acontecimentos referentes ao período de um dia.
•         Construir estratégias para medir comprimentos, massas e capacidades de vasilhames, sem uso de unidades de medidas convencionais e realizar estimativas que envolvam medidas (por exemplo: quantos passos é preciso dar para chegar a um determinado local, quantos copos de água são necessários para encher um recipiente).
•         Construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas, ou obtidas (resultado do jogo, aniversários dos amigos, comunicação de hora e local de uma reunião etc.), preencher fichas de identificação com dados numéricos pessoais como idade, altura, numero de irmãos, peso, registrar tabelas simples suas observações (sobre condições do tempo,eventos da semana,por exemplo)


2. CONTEÚDOS                                                      
•         Adição;
•         Subtração (conceito);
•         Dúzia e meia dúzia;
•         Noção de lateralidade;
•         Contagem oral;
•         Noções simples de cálculo mental;
•         Numerais de 0 a 99;
•         Sucessor e antecessor;
•         Noções de quantidades;
•         (igual, diferente, maior e menor);
•         Sistema de Numeração decimal;
•         Ordem crescente e decrescente;
•         Raciocínio lógico (Sequências e desafios)
•         Sequência numérica.
•         Unidade e dezena.
•         Dezena e meia dezena;
•         Situações-problema envolvendo as quatro operações;
•         Operações por meio de representações;
•         Operação de adição e subtração;
•         Números ordinais;
•         Escrita numérica;
•         Sistema de medidas (peso, quilo, metro, litro);
•         Espessura;
•         Tamanho, altura e diferença;
•         Comprimento;
•         Sistema monetário: Brincadeiras e vivências com o dinheiro;
•         Marcação do tempo por meio de (Calendário);
•         Formas geométricas (Sólidos geométricos e figuras planas);
•         Lateralidade;
•         Direção; 
•         Seriação;
•         Localização/direção;
•         Noção de centena;
•         Noções de multiplicação e divisão;
•         Noções de dobro e metade;
•         Jogos matemáticos;

3. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
•         Construir o significado do número natural a partir da contextualização social;
•         Utilizar símbolos para representar ideias, um objeto, uma situação ou um elemento qualquer, facilitando a comunicação, tornando-a direta e concisa;
•         Classificar objetos, elementos, pessoas, situações identificando as características;
•         Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço;
•         Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério estabelecido (altura, tamanho, cor, espessura), e assim  explorando  os  conceitos  de grandeza e posição;
•         Identificar e escrever a sequencia numérica dos números naturais, explorando a ideia de números vizinhos;
•         Vivenciar em situações do cotidiano, a ideia de quantidade, identificando e associando cada uma ao seu respectivo símbolo numérico;
•         Desenvolver raciocínio lógico, exercitando as capacidades para pensar com o intuito de resolver situações-problema;
•         Utilizar símbolos para representar o cálculo das operações de adição e subtração;
•         Identificar as regras e estimular o raciocínio lógico;
•         Identificar e usar objetos para representar o conceito de multiplicação e divisão.

4. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

•         Observação e registro quanto à participação e realização das atividades;
Registro Reflexivo
•         Síntese conclusiva.
•         O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral de acordo com as capacidades previstas para a etapa.
•         Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

3. CIÊNCIAS
1. CAPACIDADES
•         Participar da seleção e da investigação de temas ou problemas de interesse cientifica que envolvem o corpo humano e a saúde, os ambientes, seus componentes vivos ou não vivos, isto é, o meio físico de diferentes ambientes, ou mesmo o modo como o ser humano utiliza os recursos da natureza, fazendo perguntas e mostrando sua curiosidade ou suas hipóteses.
•         Comparar e classificar em grupos objetos e materiais que lhes são oferecidos como pedras, folhas, insetos, várias amostras de solo ou areia, com o incentivo do/a professora/a.
•         Preparar com ajuda do/a professor/a coleções de figuras, coleções de materiais ou objetos, coisas natureza, como sementes ou frutos, ou coisas feitas pelo ser humano, como tipos de tecidos, plásticos, metais, buscando descrever oralmente os componentes de sua coleção e criando grupos de classificação.
•         Interagir com materiais ou ambientes diversificados de interesse cientifico, como figuras, filmes ou coleções, o jardim da escola ou outro ambiente que tenha riqueza da ambientes naturais, fazendo perguntas e mostrando curiosidades.
•         Recontar histórias conhecidas, recuperando características dos seres vivos, ambientes, aspectos do corpo humano ou da saúde presentes nas histórias.
•         Produzir,quando possível de próprio punho,listas de nomes ou de características dos objetos de estudo.
•         Produzir,quando possível de próprio punho,legendas para os próprios desenhos ou outras figuras escolhidas pelo/a professor/a.

2. CONTEÚDOS
•         Higiene corporal, pessoal, coletiva e ambiental;
•         Corpo humano (Partes)
•         Órgãos dos sentidos;
•         Animais: vertebrados e invertebrados
•         Tipos de animais e seus habitat;
•         Animais domésticos e selvagens;
•         Seres vivos e não vivos;
•         Plantas;
•         Prevenção de acidentes.
•         Meio ambiente;
•         Lixo reciclável e não reciclável
3. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
•         Atividades socioculturais;
•         Excursões e visitas em loco;
•         Cartazes e desenhos;
•         Vídeos e pesquisas;
•         Mapas do corpo humano.

4. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
•         Paralela e contínua realizada por meio da observação e registro diário.

4. HISTÓRIA
1. CAPACIDADES
•         Relacionar lugares e tempos vividos na vida cotidiana (na casa, escola, ruas, parques...) com rotinas, mediações e marcadores de tempo cronológico para aprender noções de tempo vivido no presente.
•         Identificar e registrar acontecimentos diferentes do cotidiano da sala de aula e suas consequências temporais, distinguindo aqueles pertencentes ao presente, passado e futuro.
•         Perceber permanências e mudanças nas atividades e hábitos envolvendo rotinas diárias, semanais, mensais e anuais (na casa, na escola, lazer...)
•         Identificar diferentes sujeitos (pessoas, famílias, grupos...) envolvidos nos diferentes tipos de acontecimentos cotidianos (familiares, escolares, sociais...), e reconhecer grupos de convivência (por idade, sexo e pertencimento - família, escola, sala de aula, local de trabalho, profissão, local de nascimento...)
•         Identificar e valorizar diferentes formas de convívios sociais compartilhados nas brincadeiras, jogos e festas nos presentes em diferentes tempos reconhecendo mudanças e permanências nesses hábitos culturais, e registrando suas relações com grupos, elementos culturais e marcadores de tempo.
•         Identificar diferentes objetos envolvidos em jogos e brincadeiras, pertencentes a cultura local,as culturas indígenas e africanas no Brasil,no presente e em diferentes tempos,reconhecendo mudanças e permanências em seus elementos culturais.
•         Organizar e registrar (em textos, imagens e linha do tempo) acontecimentos, hábitos e costumes relacionados às brincadeiras, jogos e festas de diferentes povos e épocas.


2. CONTEÚDOS
1. VOCÊ ME CONHECE?
•         Cuidando da vida
•         Gente é especial
•         Gente que eu conheço
•         Gente como Jesus gosta
•         Celebração final

     2. CADA UM É DO SEU JEITO
•    Quem é você?
•    Cada um com sua história;
•    Gosto ou não gosto;
•     Pesquisas com o significado do seu nome e o motivo da escolha pelos pais;
•     Desenho da família;
•     Nome dos familiares;
•     Dados pessoais;
•         História dos avós;
•         Trajeto de casa para a escola;
•         O caminho para o centro da cidade;
•         Profissões;

3. MEU DIA-A-DIA

•            Organizando o tempo
•            Brinquedos e brincadeiras;

4. FOLCLORE

2. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

•      Vivências dos alunos;
•      Vídeos;
•      Pesquisas;